sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Lembranças de mãe

 
Um cheiro maravilhoso de doce de abóbora invade minha cozinha. Não tem como não me lembrar da minha mãe. Ela gostava da abóbora desde a semente. Quando comprava a abóbora pra fazer doce, separava as melhores sementes e daqui a um tempo lá estava ela plantando. Nasciam os ramos e ela tirava alguns brotos das pontas (conhecido no circulo caipira como cambuquira) e colocava no caldo de milho verde. Gente, vocês não tem noção do sabor! As pequenas abobrinhas surgiam e lá estava ela, colhendo-as para fazer com bacalhau desfiado! Mais um tempo se passava e as abóboras cresciam e chegavam ao ponto de fazer doce, e então começava tudo de novo: separar sementes, plantar, tirar brotos e etc...
depois de apurado a cor muda
Minha mãe, Dona Ana, era uma pessoa muito simples, educada para cuidar da familia e cozinhar maravilhas que até hoje inundam minhas lembranças estomacais. Tem coisas que eu acho que nunca mais vou comer, como suas maravilhosas pamonhas de milho verde (o milho é outro que merece um capítulo a parte!). Muitas pessoas das novas gerações não sabem o que são essas maravilhas caseiras, vivem e comem num mundo industrializado. Tenho me esforçado para resgatar certas coisas para que minhas filhas conheçam e se deliciem como eu, mesmo assim nem chego aos pés de minha mãe...

Doce de abóbora

ai ai...

Ingredientes
3kg de abóbora madura
600 gr de açúcar refinado
cravo da índia a gosto
Modo de fazer
Descasque a abóbora e pique em pedaços pequenos, coloque em uma panela. Despeje o açúcar por cima e leve ao fogo baixo com a panela tampada. De tempos em tempos vá mexendo, conforme for cozinhando, vá desmanchando os pedaços. O volume vai reduzir bastante (nesse caso os 3kg viraram 1.200gr). Depois de bem apurado, coloque os cravos da índia, deixe mais um pouco no fogo e desligue. Espere esfriar, passe para um recipiente com tampa e guarde na geladeira.

Dica da Ce:
- A abóbora boa e madura possui a cor bem alaranjada, como hoje em dia se vende cortada fica mais fácil de escolher.
- Se você tirar do fogo antes de apurar, apesar de cozido, o doce fica com um jeitão de cru. Para que isso não aconteça, apure o doce e deixe queimar um pouquinho no fundo (dica de dona Ana). Ele vai ficar com um aspecto maravilhoso.
- Quem gostar pode acrescentar coco ralado.
- Comam acompanhado de uma fatia de queijo (branco ou minas), é tudo de bom!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar?! Fique a vontade!!!