sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Técnica baratinha

Aprendi essa técnica de envelhecimento linda, fácil e rápida.
Pode ser aplicada em vidro, madeira, plástico ou papelão. O engraçado é que quando você está fazendo parece que não vai dar em nada, mas o resultado final é surpreendente.
  • Limpe a peça que você vai recobrir tirando o pó ou possíveis oleosidades (caso do plástico e do vidro). No caso dos vidros se tiver algum pedaço de rótulo que você não conseguiu remover, não tem importância, não altera em nada o resultado final. 
  • Rasgue pedaços de folha de revista, passe cola e vá aplicando na peça. Importante que não suje de cola a parte externa da aplicação, pois compromete a parte do acabamento.
  • Depois de tudo recoberto, hidrate um pincel  na água, remova o excesso em papel absorvente e umedeça agora em tinner. Dê leves pinceladas sobre a colagem, de forma que vá desbotando o papel e matizando as cores. Cuidado! Se aplicar muito tinner, a cor será removida totalmente e perderá o efeito de matiz. Deixe secar. É rapido.
  • Agora com um outro pincel, molhe no hidro betume (betume a base de água). Passe sobre a colagem e limpe em seguida com um pano seco e limpo, removendo o excesso. Importante fazer em pequenas partes, pois o betume seca rapidamente e depois de seco você não conseguirá mais limpar. É essa etapa que dá o efeito envelhecido a peça.
  • Por último decore a vontade. Fica lindo com sementes, palhas e fios naturais. Mas se quiser um pouco de sofisticação decore com fitas ou fios metalizados.
Acho linda essa textura. Percebam que até as rugas do papel ajudam no efeito final.
Espero que tenham gostado. Até mais...

Um comentário:

Quer comentar?! Fique a vontade!!!