sábado, 19 de novembro de 2011

Sapatomania

Hoje assistindo a um trecho de um filme com minhas filhas, observei que os criadores de histórias infantis tem uma certa fixação por sapatos. Já não bastava o sapato de cristal da Cinderela que retornou a seu pé acompanhado de um belo príncipe para livra-la do borralho, me aparecem os sapatos de rubi da bruxa má do oeste que protegerão Doroty até chegar ao Mágico de Oz e assim obter o direito de voltar para sua casa. Tem o gato, que depois que ganhou seu par de botas de couro vermellho, acabou deixando seu amo rico com suas artimanhas. E por aí vai... 
Sapatos encantados!!! As meninas crescem com isso no inconsciente e depois passam o resto da vida procurando seu sapato mágico. Seja no quesito conforto, altura, beleza ou tamanho, sonham em solucionar seus problemas comprando um sapato! O preço é um detalhe a parte, afinal os da Doroty eram de RUBIS! Volto a repetir: tudo isso é inconsciente! rsrsrs...
Eu, como não poderia deixar de ser diferente, também tenho um sapato dos sonhos: A BOTA DE SETE LÉGUAS - aquela do gigante - morando em São Paulo, meu sonho encantado é me livrar do trânsito!

Quem tem medo do Lobo Mau?

Que mãe não participa dos trabalhos de escola dos filhos? E quando é uma coisa que você gosta de fazer então... É unir o útil ao agradável. Esse é o Lobo Mau mais cheiroso do mundo: foi feito com frasco de amaciante concentrado (corpo), garrafinha pet (boca) e detalhes em EVA e papelão. Já os porquinhos e a mamãe foram feitos com frascos de "fermento em pó", mera coincidência! No mais é tinta neles!


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Lembranças de mãe

 
Um cheiro maravilhoso de doce de abóbora invade minha cozinha. Não tem como não me lembrar da minha mãe. Ela gostava da abóbora desde a semente. Quando comprava a abóbora pra fazer doce, separava as melhores sementes e daqui a um tempo lá estava ela plantando. Nasciam os ramos e ela tirava alguns brotos das pontas (conhecido no circulo caipira como cambuquira) e colocava no caldo de milho verde. Gente, vocês não tem noção do sabor! As pequenas abobrinhas surgiam e lá estava ela, colhendo-as para fazer com bacalhau desfiado! Mais um tempo se passava e as abóboras cresciam e chegavam ao ponto de fazer doce, e então começava tudo de novo: separar sementes, plantar, tirar brotos e etc...
depois de apurado a cor muda
Minha mãe, Dona Ana, era uma pessoa muito simples, educada para cuidar da familia e cozinhar maravilhas que até hoje inundam minhas lembranças estomacais. Tem coisas que eu acho que nunca mais vou comer, como suas maravilhosas pamonhas de milho verde (o milho é outro que merece um capítulo a parte!). Muitas pessoas das novas gerações não sabem o que são essas maravilhas caseiras, vivem e comem num mundo industrializado. Tenho me esforçado para resgatar certas coisas para que minhas filhas conheçam e se deliciem como eu, mesmo assim nem chego aos pés de minha mãe...

Doce de abóbora

ai ai...

Ingredientes
3kg de abóbora madura
600 gr de açúcar refinado
cravo da índia a gosto
Modo de fazer
Descasque a abóbora e pique em pedaços pequenos, coloque em uma panela. Despeje o açúcar por cima e leve ao fogo baixo com a panela tampada. De tempos em tempos vá mexendo, conforme for cozinhando, vá desmanchando os pedaços. O volume vai reduzir bastante (nesse caso os 3kg viraram 1.200gr). Depois de bem apurado, coloque os cravos da índia, deixe mais um pouco no fogo e desligue. Espere esfriar, passe para um recipiente com tampa e guarde na geladeira.

Dica da Ce:
- A abóbora boa e madura possui a cor bem alaranjada, como hoje em dia se vende cortada fica mais fácil de escolher.
- Se você tirar do fogo antes de apurar, apesar de cozido, o doce fica com um jeitão de cru. Para que isso não aconteça, apure o doce e deixe queimar um pouquinho no fundo (dica de dona Ana). Ele vai ficar com um aspecto maravilhoso.
- Quem gostar pode acrescentar coco ralado.
- Comam acompanhado de uma fatia de queijo (branco ou minas), é tudo de bom!!!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mãe coruja


Esse desenho foi minha filhota que fez no Paint. Eu sou sempre suspeita pra falar, mas como já mencionei aqui mesmo nesse blog, eu  A D O R O  as criações dela. Aos olhos dos outros pode até parecer uma coisa simples, agora pra quem ama...
Hoje ela está com 8 anos e sempre gostou de desenhar, espero incentivar seus dons da melhor maneira possível, ela diz que quer ser ilustradora de livros, pode?!?!?

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Homenagem a Jobs (o homem da Apple)

Não percam esse bolo receita de minha amiga-irmã Nina. Quando você mexe essa massa pensa: isso não vai dar certo... Não se desespere, o resultado é surpreendente.

Para minha irmã Marilda: BOLO DE MAÇÃ

Ingredientes
1 tablete (100g) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
3 ovos, sendo as claras batidas em neve
3 maçãs médias descascadas e cortadas em cubinhos
1 xícara (chá) de aveia flocos finos
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura
1 colher (chá) de canela em pó
½ xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer
Bata a margarina com 1 xícara de açúcar e as gemas até obter um creme. Junte a maçã, a aveia e a farinha de trigo e misture, a massa vai ficar bem espessa. Incorpore as claras em neve delicadamente. Por ultimo acrescente uma colher de chá de canela em pó e o fermento, finalizando a massa. Unte com margarina uma forma de 24cm de diâmetro com orifício central e coloque a massa. Misture o açúcar e a canela da cobertura e polvilhe sobre a massa do bolo. Leve para assar em forno pré-aquecido 180°, por mais ou menos 30 minutos. Desenforme depois de frio.

Decore com cerejas e folhinhas de hortelã (se quiser).

Dica da Ce
- Esse bolo fica muito bom se acrescentar na massa ½ xícara (chá) de nozes picadas.
- Também pode ser assado em duas formas pequenas de bolo inglês.
- Quando preparado de véspera o bolo fica mais úmido e com uma textura mais consistente, o que facilita na hora de desenformar.